terça-feira, 3 de janeiro de 2012
SER BOMBEIRO
O telefone 193 toca...bombeiros emergência bom dia, boa tarde, boa noite. Alguém desesperado do outro lado da linha, a tendente do COBOM tenta marcar a ocorrência, acalmar quem está do outro lado do telefone e quase que impossível anotar o endereço, numero, bairro e ponto de referência.
Soa o alarme...dois toques incêndio, três toques resgate...cinco toques o trem de socorro.Adrenalina vai as alturas, correria...larga o prato de comida no almoço, na janta, abandona o sono na cama acolhedora na madrugada.Trinta segundos para sair, minutos de ouro, hora de platina, vidas nas suas mãos.Sirenes que tocam, ray light, bitonal gritando pelas ruas as notas: FÁ...DÓ...FÁ...DÓ.
As viaturas correndo pelas ruas, motoristas desligados no trânsito atrapalham a nossa agilidade e tempo resposta, carros não saem da frente e não sabem que lado tomar para dar passagem.De longe avistamos a fumaça, sentimos o seu cheiro, e o mais incrível é que sabemos que está queimando pela cor da fumaça.
No resgate, pessoas querem ver o motociclista estirado no chão sangrando no asfalto quente, com fraturas expostas em pernas, braços, um show de horrores que infelizmente atraem curiosos.
Na rodovia carros e caminhões aos milhares trancam a via, viaturas escapam pelo acostamento para tentar resgatar o caminhoneiro que está preso nas ferragens por cochilar e bater atrás de outro caminhão.
O motorista do caminhão chora desesperado preso nas ferragens, pés travados nos pedais, volante esmagando as costelas...pedindo pelo amor de Deus para não deixa-lo morrer, tem filhos e mulher esperando em sua casa, em sua cidade.
Nervos de aço, uma frieza inexplicável e profissionalismo, de olho nos sinais vitais e correndo contra o tempo e a morte.Desencarcerar , apagar o fogo, socorrer o motociclista ...feito o serviço com perfeição e maestria, transporte imediato, oxigênio terapia a caminho da Santa Casa.
Para o caminhão de incêndio, rescaldo, conferência de materiais, local deixado em segurança, retorno para o quartel, mais uma ocorrência resolvida pelo Corpo de Bombeiros.
E assim as 24 horas de serviço passam rapidinho, Deus é bom...nenhum bombeiro ferido ou morto em serviço.
Alarme toca para troca de serviço, entrar em forma, passar as novidades, uma brincadeira com a prontidão para descontração.Um grito de guerra de algo de engraçado que aconteceu no serviço, aquele banho revigorante no hidrante para limpar as falhas, retorno para casa e a sagrada família.
Este é o dia a dia da profissão que mais amo e nasci para ser.................BOMBEIRO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)



gostaria de saber se poderia pegar esse texto para fazer uma homenagem aos bombeiros de São Carlos??
ResponderExcluirFIQUE A VONTADE, O BLOG É PÚBLICO. GRANDE ABRAÇO.
ExcluirMuito legal o blog ... Gostaria de saber tudo sobre os caminhões de bombeiros as marcas , quantos litros tem o maior ab de são paulo,os motores. gostaria de saber mais coisas dos veículos , oque vc pode passar eu serei grato .. e só para eu adquirir mais conhecimentos .tks
ResponderExcluir