terça-feira, 31 de janeiro de 2012
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
O fenômeno Cabeça d'Água
O fenômeno ocorre quando uma chuva localizada, de grande intensidade, projeta-se sobre uma bacia de drenagem e nela existam condições favoráveis ao rápido escoamento superficial,fazendo com que as águas concentrem-se em pouco tempo nos canais fluviais.Os declives elevados nas paredes dos vales adjacentes aos canais fluviais podem ser considerados como os principais responsáveis pelo escoamento rápido das águas. Entretanto,outras condições direta ou indiretamente podem agir, de forma ativa ou passiva, para intensificar o processo. A presença de todas as condições favoráveis, dentro de uma mesma bacia de drenagem, pode fazer com que haja ali maior freqüência de ocorrência do fenômeno ou até mesmo fazê-lo assumir uma grandeza catastrófica.Além do declive podem ser enumeradas, entre outras, as seguintes condições que favorecem o processo de escoamento superficial das águas pluviais: a presença de afloramentos rochosos que funcionam como superfícies impermeáveis; ocorrência de solos pouco permeáveis;presença de controles de estrutura geológica na rede de drenagem; fortes amplitudes de relevo;presença de colúvios com diferentes graus de permeabilidade; a forma da bacia de drenagem e o próprio arranjo da rede de canais principais; as relações de equilíbrio entre as formas do relevo e os processos geomorfológicos atuais; o nível de saturação de água do solo em função de chuvas antecedentes; o rápido empapamento da superfície do solo, no momento de uma chuva intensa,que inviabilize uma maior infiltração; a impermeabilização do solo pelas construções de valas e galerias pluviais que redirecionem e concentrem o escoamento pluvial; a presença de obstáculos,naturais ou não, que represem águas; descontinuidades nos valores dos gradientes dos canais de drenagem e as suas próprias formas.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
"UMA PARCERIA MAIS QUE PERFEITA"
E pensar que no começo, quando o SAMU chegou em nossa cidade , era aquela concorrência infantil de quem socorrer primeiro, quem ser mais eficiente, e acabava prejudicando a segurança na ida para o sinistrado e a qualidade no socorro. Pois é nós crescemos ... e aprendemos como é bom a união, qual a importância em somar os nossos conhecimentos e o resultado de uma grande parceria do Bombeiro e SAMU. Nossa cidade e principalmente a população estão bem assistidos por esses profissionais da saúde.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
ACIDENTE com FIO ELETRICO - VIDEO REAL
NESSE VIDEO REAL, QUEM TENTOU AJUDAR , ACABOU SENDO MAIS UMA VITIMA FATAL
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
" HERÓIS DE VERDADE "
FOTOS NA GALERIA HERÓIS DE VERDADE, MEU AMIGO E IRMÃO SD MARINI. CAMARADA E COMPANHEIRO DE TODAS AS HORAS, UMA PESSOA ESPECIAL QUE SEMPRE PREOCUPA-SE PRIMEIRO COM O BEM ESTAR DOS OUTROS, DEPOIS VEM ELE. UM GRANDE AMIGO, SINCERO E IRMÃO DE VERDADE. AQUELE CARA QUE NUNCA VAI DEIXAR VOCÊ NA MÃO, NA HORA QUE O BICHO PEGAR LÁ ESTARÁ ESSE CARA DE BEM COM A VIDA. PAZ, SAÚDE E MUITO AMOR E PROSPERIDADE MEU IRMÃO, É QUE PEÇO A DEUS POR VOCÊ TODOS OS DIAS NAS MINHAS ORAÇÕES.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
" VOCACÃO"
A vocação é uma disposição natural do espírito, é um talento que cada ser humano nasce com ele, a sua própria escolha natural e a predestinação que cada individuo carrega consigo.
É fundamental que cada ser humano descubra qual é a sua vocação, nasceu para fazer, ou ser oque? Qual o seu papel na sociedade e que pode fazer de melhor para mudanças acontecerem. Nada adianta um médico que está trabalhando para agradar os pais ou pelo status que a profissão proporciona, nunca será um bom médico, pois não está na vocação que nasceu, a profissão que realmente gosta.
Para ser bombeiro é preciso ter essa vocação, pois arriscamos nossas vidas todo dia, e se um dia tombarmos no cumprimento do dever, estaremos em paz com Deus e principalmente interiormente.
Ser bombeiro não é só uma profissão, mas a dádiva divina de poder ajudar e amenizar a dor e sofrimento de quem espera por socorro ou auxilio.Fazer a diferença quando todos estão no desespero e ajudar resolvendo qualquer situação que se apresentar. Somos instrumentos nas mãos de Deus que carregam profissionalismo e frieza para agir certo na hora certa.
domingo, 15 de janeiro de 2012
HERÓIS DE VERDADE
ESSE É O MEU IRMÃO E AMIGO CB PM POLETTI.
ESSA FOTO FICOU SHOW DE BOLA. OCORRÊNCIA DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA, MEU IRMÃO RETIROU O BOTIJÃO DE GLP QUE ESTAVA CHEIO DE CACOS DE VIDRO, E NA HORA DE LIMPAR O SUOR DO ROSTO, ACABOU FERINDO DO LADO DOS OLHOS.
POL... CONTINUE DO JEITO QUE VOCÊ É: IRMÃO, COMPANHEIRO, HUMILDE E HUMANO.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
SAÍDA DE EMERGÊNCIA EM EDIFÍCIOS
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
OCORRÊNCIA DE SALVAMENTO : VACA E BEZERRO
UMA VAQUINHA DANADA RESOLVEU ENTRAR E NADAR UM KILOMETRO E MEIO. JUNTAMENTE COM SEU BEZERRO. DETALHE ELA ESTA PRENHE E ATOLOU NAS MARGENS DA REPRESA DO BROA. O BOMBEIRO COM TÉCNICAS E AMOR A PROFISSÃO, RESGATOU E DEIXOU EM SEGURANÇA. PARABÉNS A PRONTIDÃO VERDE PELO EXCELENTE TRABALHO.
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
O FOGO NA VISÃO DE UM BOMBEIRO
O fogo é o fascínio da humanidade durante milhares de anos , sua claridade e calor foi a maior conquista
do homem pré-histórico. Com o passar dos anos o homem aprendeu a dominar, utilizar e aproveitar essa
energia em seu beneficio
Ele é o resultado de um processo exotérmico de oxidação, que ao atingir a energia de ativação, ou temperatura de ignição entra em combustão . Necessitando do tetraedro do fogo:
combustível, comburente, calor e reação em cadeia. Dividido em classes.
Classe A; material de fácil combustão que deixam resíduos.
Classe B; materiais inflamáveis que não deixam resíduos.
Classe C; ocorre em equipamentos elétricos energizados.
Classe D; elementos pirofóricos ( magnésio, zircônio, titânio, aluminio e outros.)
Classe E; radioatívos
Classe K; óleos e gorduras de cozinhas industriais, sendo usado um agente úmido (solução especial de acetato de potássio diluído em agua).
O bombeiro sabe que o fogo é como um ser vivo que precisa de oxigênio para sobreviver,
temperatura do ar, velocidade coeficiente de pressão e a direção do vento sendo estas fundamentais
para o seu combate .
As cores da fumaça :
Branca ou cinza claro; combustível comum ( madeira , papel, capim).
Negra ou cinza escura; combustão incompleta de derivados de petróleo.
Amarela ou vermelha; combustíveis com gases altamente tóxicos, produtos químicos .
O bombeiro apaga fogo usando fogo, pela direção do vento faz acero e consegue extinguir o incêndio
em matas ou terrenos baldio .
Com fogo não se brinca, usando técnicas e conhecendo seus elementos de composição, temos o controle
e a extinção .
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Caminhão de Bombeiro em chamas (Firefighter truck in flames )
sábado, 7 de janeiro de 2012
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
PRIMEIRA SOLDADO FEMININA DO BOMBEIRO- SÃO CARLOS
ESTAMOS AGORA EM NOSSA CIDADE COM A PRIMEIRA SOLDADO DO BOMBEIRO EM SÃO CARLOS. A SOLDADO KATIA DENTE RE:974629-3 . APRESENTOU-SE EM SÃO CARLOS E ESTÁ AGORA NO NOSSO SAGRADO SACERDÓCIO EM SALVAR VIDAS. DESEJAMOS SORTE E SUCESSO EM NOSSO POSTO DE BOMBEIROS, SEJA BEM VINDA E QUE VENHAM MAIS MULHERES A ESTÁ CORPORAÇÃO SOMAR COM DEDICAÇÃO E AMOR A ESSA PROFISSÃO TÃO GRATIFICANTE.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
OS HERÓIS DE VERDADE
Somos simples mortais, humanos de carne e ossos.Sem super poderes, super força, audição, visão, sem nada de especial.Vestimos uma capa de incêndio feita de tecido NOMEX, que suporta um pouco mais o fogo, vindo a enrugar o tecido em vez de pegar fogo.Um capacete com protetor de nuca, olhos e face, botas de borracha a prova de fogo, luvas, bala clava e muita boa vontade em salvar o nosso semelhante, o meio ambiente, animais de todo tipo e espécie, patrimônios e tudo mesmo com o sacrifício da própria vida.
Sentimos medos e temos temores, e graças a eles treinamos exaustivamente para não errar e morrer.Bombeiro não tem o direito de errar...pode custar a sua vida.
Se é altura usamos: mosquetões, trava queda, polias, cordins, freio 8, cadeirinha de alpinista, cordas dinâmicas e estáticas. E lá vamos nós...pendurados com a proteção de Deus.
Se é na água usamos: roupa de neoprene, óculos, luvas, pés de pato, cilindro de mergulho com 200 bar, válvulas, colete flutuador, cabo de fundo, poitas e as cegas no fundo de rios, lagoas ou lagos, procuramos usando técnicas por corpos que pereceram, por descuido ou fatalidade.
No fogo usamos: EPI e EPR, mangueiras, derivantes, esguichos, jatos sólidos ou neblinas, técnicas de incêndio e a preocupação com FLASH OVER, BACKDRAFT e BOIL OVER, todos esses matadores de bombeiros sem misericórdia. Somos mortais que temos a missão na terra de salvar vidas a qualquer custo.
Até onde o corpo aguenta somos homens... depois disso somos BOMBEIROS.
A OCORRÊNCIA MAIS TERRÍVEL DE 2011
FOMOS CHAMADOS PARA UM SIMPLES FOGO EM MATO, MAS SAINDO DO QUARTEL EM UMA UNICA VIATURA, DE LONGE DAVA PARA ENXERGAR A ALTURA DAS CHAMAS. COMENTEI COM O COLEGA AO LADO, QUE ESTAVA ESTRANHO. ENTÃO PARA SURPRESA ERA UM INCÊNDIO NO DEPÓSITO DO SUPERMERCADO "UNIÃO SERVE". POR MOTIVOS DESCONHECIDOS OS PALITES DE MADEIRA NA ALTURA DE 8 METROS ESTAVAM EM CHAMAS. FORAM ACIONADAS OUTRAS VIATURAS E TRABALHAMOS MUITO.
INCÊNDIO VILA CELINA- EM SÃO CARLOS
RESIDÊNCIA ABANDONADA, EM QUE USUÁRIOS DE DROGA POR DESCUIDO ACABARAM INCENDIANDO A CASA, SENDO NECESSÁRIO A INTERVENÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS.
terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Incêndio florestal bombeiros Airmatic RED Salvar - Extinguir - Defender
SER BOMBEIRO
O telefone 193 toca...bombeiros emergência bom dia, boa tarde, boa noite. Alguém desesperado do outro lado da linha, a tendente do COBOM tenta marcar a ocorrência, acalmar quem está do outro lado do telefone e quase que impossível anotar o endereço, numero, bairro e ponto de referência.
Soa o alarme...dois toques incêndio, três toques resgate...cinco toques o trem de socorro.Adrenalina vai as alturas, correria...larga o prato de comida no almoço, na janta, abandona o sono na cama acolhedora na madrugada.Trinta segundos para sair, minutos de ouro, hora de platina, vidas nas suas mãos.Sirenes que tocam, ray light, bitonal gritando pelas ruas as notas: FÁ...DÓ...FÁ...DÓ.
As viaturas correndo pelas ruas, motoristas desligados no trânsito atrapalham a nossa agilidade e tempo resposta, carros não saem da frente e não sabem que lado tomar para dar passagem.De longe avistamos a fumaça, sentimos o seu cheiro, e o mais incrível é que sabemos que está queimando pela cor da fumaça.
No resgate, pessoas querem ver o motociclista estirado no chão sangrando no asfalto quente, com fraturas expostas em pernas, braços, um show de horrores que infelizmente atraem curiosos.
Na rodovia carros e caminhões aos milhares trancam a via, viaturas escapam pelo acostamento para tentar resgatar o caminhoneiro que está preso nas ferragens por cochilar e bater atrás de outro caminhão.
O motorista do caminhão chora desesperado preso nas ferragens, pés travados nos pedais, volante esmagando as costelas...pedindo pelo amor de Deus para não deixa-lo morrer, tem filhos e mulher esperando em sua casa, em sua cidade.
Nervos de aço, uma frieza inexplicável e profissionalismo, de olho nos sinais vitais e correndo contra o tempo e a morte.Desencarcerar , apagar o fogo, socorrer o motociclista ...feito o serviço com perfeição e maestria, transporte imediato, oxigênio terapia a caminho da Santa Casa.
Para o caminhão de incêndio, rescaldo, conferência de materiais, local deixado em segurança, retorno para o quartel, mais uma ocorrência resolvida pelo Corpo de Bombeiros.
E assim as 24 horas de serviço passam rapidinho, Deus é bom...nenhum bombeiro ferido ou morto em serviço.
Alarme toca para troca de serviço, entrar em forma, passar as novidades, uma brincadeira com a prontidão para descontração.Um grito de guerra de algo de engraçado que aconteceu no serviço, aquele banho revigorante no hidrante para limpar as falhas, retorno para casa e a sagrada família.
Este é o dia a dia da profissão que mais amo e nasci para ser.................BOMBEIRO.


















